sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Histórias do Noel


Olá visitantes! E não é que estive visitandos uns sites em português e descobri no Wikipedia (é assim que se escreve? ho ho ho) e vi que lá tem uma história completa sobre mim:


Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque que lançou o poema "Uma visita de São Nicolau", em 1822, escrito para seus seis filhos.

Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé.

O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão.

Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.


Mas acho que o melhor mesmo não é tentar me entender, mas sim me sentir. Acho estranho quem diz que o Papai Noel não existe. Vejo centenas de pessoas aí no Brasil recebendo doações de brinquedos, organizando festas, doando um pouco do seu tempo para o próximo. Estão aí as pessoas que tem o meu verdadeiro espírito dentro do coração.
A propósito no mesmo site tem uma relação dos vários nomes que recebo pelo mundo. Eu mesmo já tinha esquecido de alguns ho ho ho:

* Brasil:Papai Noel
* Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")
* Chile: Viejito Pascuero
* Colômbia: Papá Noel ou Santa Claus
* Dinamarca: Julemanden
* Espanha, Argentina, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel
* Estados Unidos: Santa Claus
* Finlândia: Joulupukki
* França: Père Noël
* Inglaterra: Father Christmas
* Itália: Babbo Natale
* Países Baixos: Sinterklaas
* Portugal: Pai Natal
* México: Santa Claus
* Porto Rico: Santa Claus(Pronunciado en Puerto Rico, "SantaClo'")
* República Dominicana: Santa Claus Pronunciado como Santa Clo ou Santi Clo
* Rússia: Babouschka


Até a próxima ho ho ho

Nenhum comentário: